No Alasca, e no norte de vários países, como Suécia, Finlândia e Rússia, os moradores estão vivendo a experiência do sol da meia-noite. Por cerca de três meses, eles terão sol 24 horas por dia. Neste período, o sol não se porá. Ficará sempre acima do horizonte.
Este fenômeno acontece devido a três fatos bem conhecidos. O primeiro, é que a Terra é um globo que gira em torno do seu eixo (rotação). O segundo, é que este eixo não é vertical em relação ao Sol, mas inclinado (23,5 graus). O terceiro, é que a Terra gira em torno do Sol (translação).
A combinação destes três fatos faz com que, durante o verão no hemisfério norte (inverno, no hemisfério sul), o sol seja visível vinte quatro horas por dia.
Se não existisse a inclinação e a translação, não teríamos estações. Se a Terra fosse plana, o fenômeno do sol da meia-noite não existiria, pois não haver noite nos polos.

Utqiagvik
Utqiagvik é a cidade americana mais ao norte. Estes dias ela ocupou as manchetes porque encontrou na fase do sol da meia-noite. Pelos próximos três meses, os moradores e turistas não verão o por do sol. Ele apenas chegará próximo ao horizonte, e depois subirá novamente. Mas também não subirá muito. Estará sempre no horizonte, só que "andando em volta".
Este fenômeno está representado nas duas fotos abaixo, tiradas em intervalos regulares. A foto em preto e branco foi tirada há mais de cinquenta anos. A outra, faz poucos anos.


O fenômeno do sol da meia-noite é uma das centenas de provas de que a Terra é um globo; que ela gira sobre um eixo inclinado, e faz um movimento eliptico em torno do Sol.
Como os terraplanistas não conseguem explicar este fenômeno, eles têm que inventar as mais alucinadas teorias. Ao fazê-lo, porém, não podem recorrer uma teoria unificada, que explique todos os fenômenos decorrentes do formato e dos movimentos da Terra. Por isto, suas teorias são inconsistentes entre si.