O neoliberalismo é péssimo para os trabalhadores e ótimo para os empresários:
O neoliberalismo é a pior ideologia econômica para o País e para os trabalhadores do País. O neoliberalismo é, por princípio, contrário aos interesses dos trabalhadores. Em compensação, o neoliberalismo é a melhor ideologia que existe para os grandes empresários que exploram os trabalhadores sem dó e ao mesmo tempo não se preocupam com o crescimento econômico e com os interesses maiores do País. Muito menos se preocupam com o bem-estar e a melhoria das condições de vida dos trabalhadores.
Milei, na Argentina, é o exemplo completo da aplicação do neoliberalismo:
Veja-se, como exemplo, a desgraceira que está acontecendo na Argentina de Milei. Fome, desemprego, filas de desempregados, aposentados desamparados, horários de trabalho estendidos etc.
A privatização, Robin Hood ao contrário, é o carro-chefe do neoliberalismo:
A tal de privatização é uma das principais bandeiras do neoliberalismo. A privatização afasta o Estado de prover as coisas para as classes trabalhadoras e garante, sem custo nenhum, o lucro exorbitante de poucos empresários. A privatização é o Robin Hood ao contrário, isto é, tira dos pobres e entrega para os ricos.
A privatização sempre leva a aumento dos preços e piora dos serviços:
Mas, não fica só nisso. Toda privatização, sem exceção, leva ao imediato aumento dos preços e à piora dos serviços. Por quê? Simples, porque empresário visa lucro, só lucro, mais nada. Sendo dono do serviço, que em geral é um monopólio, ele pode elevar os preços como quiser. E também os empresários, ao tomar posse da ex-Estatal, demitem sumariamente pelo menos metade dos trabalhadores, especialmente os mais antigos e mais experientes (portanto mais bem remunerados) com o mesmo objetivo de aumentar lucros a qualquer custo. Essa é a famosa lei do lucro, descrita pelos Economistas Clássicos do Século XIX.
O empresário fica com o lucro e o Estado (o povo) assume os prejuízos:
Depois de algum tempo, a empresa é sucateada e, no futuro, quando o empresário não se interessar mais, em razão do sucateamento e da revolta popular, ela retorna para o Estado, que assume os danos e prejuízos, pois a população precisa dos serviços. Esse roteiro é conhecido e muito antigo.
O Estado, ao contrário dos empresários, não visa lucro, mas sim atender aos interesses da população, por isso as Estatais podem até dar prejuízo, mas os serviços continuarão sendo prestados, em razão do interesse público.
Por que Zema e Tarcísio são tão privatistas?
Não é à toa que políticos como Zema e Tarcísio de Freitas defendem tanto a privatização. Eles têm benefícios pessoais com isso. O Tarcísio, por exemplo, protagonizou cenas ridículas e deprimentes, quando quase quebrou o púlpito, dando numerosas marretadas, em comemoração da privatização da SABESP, em 2021.
Não preciso esclarecer que os empresários que receberam esse bem público gratificarão muito bem o Tarcísio, na forma de contribuições de pessoas físicas à sua campanha eleitoral. Isso é óbvio e faz parte do ritual da privatização.
O sucateamento da SABESP causou a explosão do gás em São Paulo:
Ocorre que, anteontem, segunda-feira dia 11/05/2026, uma obra da SABESP privatizada rompeu uma tubulação de gás da empresa COMGÁS, o que causou uma explosão gigantesca, matou pelo menos uma pessoa, deixou várias feridas e mais uma desaparecida, além de causar danos estruturais em várias dezenas de imóveis, na cidade de São Paulo.
Agora estou esperando o Governador Tarcísio, que privatizou a SABESP, bater o malho para comemorar essa tragédia que ele, indiretamente, causou.
Privatização: aumento de preços, piora de serviços e tragédias
Nós já sabíamos que a privatização gera, necessariamente, aumento de preços e piora dos serviços e agora estamos sabendo que a privatização gera tragédias também, consequência do sucateamento da empresa e da demissão dos técnicos treinados e experientes.